um novo tempo

Queridos,
 
Recebi um texto ontem de  minha amiga Renata Belarmino e fui muito tocada pelo mesmo. É a breve história de um cachorrinho que encontrou em alguém generosidade, paciência e carinho.

Resolvi falar dessa historinha por achar que ela tem nas entrelinhas muito a ver com minhas últimas reflexões a respeito de quem somos, o que temos feito de nossas vidas e afinal de contas qual o significado de nossas vidas em Jesus.

Da mesma maneira tenho orado e pensado muito sobre a temática do nosso Seminário Internacional ” A Dança no Louvor e na Adoração”: Conquistando o Monte das Artes. Fiquei a refletir em um dos significados da arte que é a excelência.

Tenho compreendido que para Deus todo e qualquer fazer é arte!

Como assim? Simples, TUDO. Deus nos deu o maior exemplo de excelência em TUDO o que fez. Creio que o fazer com excelência não pode se resumir no que culturalmente a história e as sociedades chamaram de arte departamentalizando o fazer artístico entre as  artes plásticas, as artes cênicas, a arquitetura, artes audiovisuais e tantas outras.

Gostaria de estimular você a ir mais fundo no conceito da arte em Deus. Quero voltar ao  inicio de toda a criação de Deus, rever o que Ele fez , como fez e para que o fez. Logo penso no que a humanidade tem realizado na forma de arte.  

Nessa reflexão, percebo que Deus não realizou nada somente para seu próprio deleite. Ele criou todas as coisas e nos colocou no centro de tudo para usufruirmos de tudo como nosso. Assim somos criação de Deus, mas Ele nos criou para que sejamos sujeitos ativos da história.

Aí me dou conta, que mesmo diante de tanto ensino e o próprio sacrifício de Jesus , o quanto muitas vezes somos prepotentes. Como nos orgulhamos em achar que podemos fazer alguma coisa de bom e de artístico para o Criador! Sabe, tenho me perguntando, afinal o que realmente de excelente podemos fazer para Aquele criou todas as coisas?

Me dei conta que na maioria das vezes nesse ” realizar o artístico para Deus” muitas vezes sob a alcunha do louvor e da adoração temos dado mais valor aos objetos do que no sujeito.

Mesmo quando estamos em ações de evangelismo, será que nossa ênfase está mesmo no sujeito?

Fiquei pensando nas quantas vezes que nos esmeramos na dança, na música, nas vestes, nas comidas, na decoração e limpeza de nossa casa, no trabalho a ser entregue na escola, na lavagem do carro, numa boa pregação….  mas quantas vezes deixamos “a desejar”  nos nossos relacionamentos e no trato com o nosso próximo.

Chego a pensar que o princípio da verdadeira Arte e de toda excelência só pode ser gerada em Deus que acontece sob a perspectiva do amor, da perseverança, da doação e da generosidade.

Como artista, pesquisadora, educadora e cristã, tenho analisado a obra de arte em dança e nesse exercício vez por outra tenho desviado meu olhar da dança para debruçar-me sobre o sujeito da dança. Posso nesse instante rever minha própria vida e tantos alunos que já passaram por minhas mãos.  Tive o privilégio de ver inúmeras pessoas rompendo, mas também me lembrei de alguns que desistiram no meio do caminho por se sentirem desprivilegiados ou incapazes. Também conheci pessoas que desistiram de investir em outras pessoas por avaliarem que estas não aprendiam,  eram limitadas ou que de qualquer maneira nao valia a pena insistir ou investir.

Na verdade nenhum de nós está livre de se sentir incapaz ou de se sentir impaciente em relação às dificuldades do outro!

Segundo Êxodo 36:2, todo homem hábil, o é primeiro no coração por que é o próprio Deus que o impeliu para a obra com a sabedoria dada por Ele mesmo.

Oro ao Senhor para que essa sabedoria derramada por Deus  nos torne  artífices verdadeiros em generosidade e doação uns para com os outros e com o próximo. Isso vale para Cachorro, papagaio, periquito e….rsrsrs

Sem estancar meus pensamentos posso adiantar que para mim todo objeto ou obra de arte é consequência dessa manifestação primeira. Talvez seja por isso que muitas obras nos emocionam e outras não.

Aí vai a história de Faith, um cachorrinho valente e de uma mulher generosa. Excelentes na arte do viver.  Espero que o Espírito Santo fale com você também como falou comigo.

(Copiado na íntegra e com fotos originais)                                                                                            

ESTA É A HISTÓRIA DE UM CACHORRO QUE NASCEU NA VÉSPERA DO NATAL DE 2002

Ele nasceu com três pernas – duas saudáveis e uma anormal, na frente, que teve de ser amputada. Certamente ele não conseguia andar quando nasceu. Mesmo a sua mãe não o aceitou… Ele foi rejeitado e desdenhado. Seu primeiro dono também nem acreditou que ele sobreviveria. Assim sendo ele até pensou em eliminá-lo.

CÂO 1

Naquela época, sua atual dona Jude Stringfellow entrou em sua vida e desejou cuidar dele. Ela estava determinada a ensiná-lo e treiná-lo para andar por si só. Ela acreditava que só precisava de um pouco de FÉ. Por isso ela lhe deu o nome de “Faith” (= Fé). ]

CAO002

No começo ela colocava FAITH numa numa prancha de surf para que ele sentisse o movimentos da água. Mais tarde lhe dava pasta de amendoim, numa colher, como um premio e recompensa por ter ficado ereto e saltar pela casa. Até outros cachorros da casa o ajudavam e encorajavam a caminhar. Surpreendentemente, depois de apenas seis meses, como que num milagre, FAITH aprendeu a se equilibrar em suas duas patas traseiras e saltar se movendo para a frente. Depois de mais algum treinamento na neve ele pode caminhar como um ser humano!

CAO003FAITH adora passear.

Não importa para onde ele vai ele sempre atrai as pessoas à sua volta. Agora ele está ficando famoso no cenário internacional. Ele já apareceu em vários jornais e espetáculos de TV. Há, inclusive, um livro cujo título é “With a Little Faith” (Com um pouco de fé), publicado a seu respeito. Ele chegou a ser cogitado para aparecer num dos filmes de Harry Potter.

CAO004

Sua atual proprietária, Jude Stringfellow deixou seu trabalho e carreira como professora, para levá-lo através do mundo, para orar: “mesmo sem um corpo perfeito, alguém pode ter uma alma perfeita.” Na vida sempre acontecem coisas indesejáveis. Talvez uma pessoa que sinta que as coisas não estão indo bem como desejaria, talvez venha a se sentir melhor mudando seu ponto de vista e ver os fatos sob uma nova perspectiva. 

CAO 5

Talvez esta mensagem possa trazer a todos novas formas de pensar e encarar a vida. Talvez, todos possamos apreciar e agradecer cada dia maravilhoso que se seguirá. A Vida é uma demonstração contínua do poder do pensamento positivo e de ter fé. Acredite em você! Nunca perca a fé…

image011image012 image014

 fim

DEUS, TU ÉS A FONTE DE TODA ARTE!

SENHOR, QUEREMOS SEMPRE ESTAR COM O CORAÇÃO E O PENSAMENTO ABERTOS DISPOSTOS PARA O TEU DIRECIONAR E CLARO QUE A GENEROSIDADE  E A ARTE, QUE SEMPRE VEM DE TI, ENCONTREM ESPAÇO EM NOSSAS VIDAS. 

FIRMADOS EM TI JESUS DECLARAMOS FORA TODO O MEDO, TODO SENTIMENTO DE INCAPACIDADE E DE REJEIÇÃO. 

CLAMAMOS PELO TEU SANGUE SOBRE TODO O FAZER DE NOSSAS VIDAS PARA QUE NA ARTE DA DANÇA OU ANDANDO PELAS RUAS OU FAZENDO QUALQUER COISA  HAJA O MOVER DA SALVAÇÃO, DA CURA, DA LIBERTAÇÃO, DA RESTAURAÇÃO E DA EDIFICAÇÃO DE OUTRAS VIDAS !

Em contagem regressiva para o 9. Seminário Internacional ” A Dança no Louvor e na Adoração!

ah! Ainda ha vagas! Não fique de fora!

Abração!

Isabel Coimbra

Anúncios

Comentários em: "ARTE E VIDA: algumas reflexões" (4)

  1. QUE LINDO BEL! É Lindo ver coisas assim e o quanto o ser humano é surpreendente e lindo! E tudo isso porque somos à imagem e semalhança dAquele que nos criou!
    Todo Louvor a Deus!

    Beijo grande!

  2. Ludmylla disse:

    Oiiii Pra Isabel…

    Que mensagem profunda e impactante… Tudo o que vc escreveu falou muito ao meu coração! Precisamos entender que não é pela nossa força que conseguimos algo… mais sim pela graça que vem de Deus.. pois se Ele não estiver conosco tudo o que fazemos é em vão! Ele é quem nos capacita, Ele é quem nos direciona para o caminho certo! E na dança isso tem que ser mais vividO, pois cada gesto, cada movimento, quem concedeu foi Deus.
    Assim como o cachorrinho Faith (que é uma lição de vida) precisamos nos posicionar em Deus, saber quem somos nEle, e sermos totalmente dependentes do Senhor… para que possamos com Cristo romper nossas limitações e nos entregarmos por inteiro a Ele!

    Pra não sei se vc vai se lembrar de mim, mais estive no COngresso em Goiania onde vc estava com a Iara, sou a Ludmylla uma moça que ano que vem em Nome de Jesus irá para o CTMDT fazer o curso de missões e tbm é claro estudar dança com a Isa… Tenho grande admiração pelo trabalho desenvolvido pelo Mudança e sempre acompanho vcs, são um referencial em minha vida, principalmente pela unção de DEus que há sobre este ministério. Li o seu livro Movimento em Adoração Dança, e aprendi muito, Deus falou comigo!
    VOu orar pra que Deus abençoe o Congresso de vcs, infelizmente não poderei participar, pois estou economizando para o CTMDT, mais tenho certeza que serei impactada qdo vcs escreverem aqui no blog como foi tremendo o mover de DEus naquele lugar no dias do COngresso.

    Estarei sempre orando por vcs… Pra que a unção do Senhor seja derramada todos os dias, como óleo fresco sobre a cabeça de cada integrante desse ministério que tem feito a obra do Senhor de maneira tão zelosa e com excelência!

    Fica com JEsus
    Espero logo podermos nos encontrar novamente!
    Vc é um Exemplo pra mim
    Amo vc em Cristo!
    Bjuh

  3. rita frança disse:

    Bel, como este texto me tocou, obrigada. Seja abençoada em nome de Jesus!

  4. ♥A PAZ♥
    Q HISTORIA TOCANTE GLORIA DEUS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: