um novo tempo

Há um tempo atrás recebi o texto abaixo e esta semana ao rele-lo pude refletir sobre algumas situações vividas recentemente principalmente em meu trabalho.

 

Não sei quem o escreveu. Talvez tenha sido o Sydney Harris, quem sabe…

 

 

Ninguém pode estragar o seu dia, a menos que você o permita!

O colunista Sydney Harris acompanhava um amigo à banca de jornal. O amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente, mas, como retorno, recebeu um tratamento, rude e grosseiro. Pegando o jornal que foi atirado em sua direção, o amigo de Sydney sorriu atenciosamente e desejou ao jornaleiro um bom final de semana.


Quando os dois amigos desciam pela rua, o colunista perguntou:

 
Ele sempre lhe trata com tanta grosseria?


Sim, infelizmente é sempre assim.


E você é sempre tão atencioso e amável com ele? – Sim, sou.

 
Por que você é tão atencioso e amável com ele, já que ele é tão
rude com você?


Porque não quero que ele decida como eu devo agir. Nós somos nossos “próprios donos”. Não devemos nos curvar diante de qualquer vento que sopra, nem estar à mercê do mau humor, da mesquinharia, da impaciência e da raiva dos outros… Não são os
ambientes que nos transformam, e sim, nós é que transformamos os ambientes.

Os tristes acham que o vento geme. “Os alegres e cheios de espírito afirmam que ele canta”.


O mundo é como um espelho devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos.

A maneira como você encara a vida, faz toda a diferença.

 

 

Minhas reflexões…

 

Deus é maravilhoso! E sempre nos ensinando!

 

Esse testemunho de Sidney Harris me tocou porque quantos de nós temos tido experiências parecidas?

 

Lembrei-me das incontáveis vezes nos corredores de minha escola que cruzo com colegas de trabalho e alunos que sequer se cumprimentam. Lembrei-me das outras tantas vezes que fui atendida com desprezo, rispidez ou mal-humor no trabalho, na Igreja, em guichês, lojas, repartições e tantos outros lugares públicos.

 

O protagonista da história nos ensina que não devemos ser balizados por situações ou pessoas mal humoradas, amargas e/ou iradas enfatizando que nós é que devemos transformar os ambientes nos quais vivemos.

 

 Mas como transformar os ambientes? O que há de bom em nós?

 

Fiquei pensando se também nós não temos as mesmas reações do jornaleiro da história. Se também não temos deixado nosso mal-humor, insatisfação e ira balizar nosso comportamento com o próximo. E lembrei-me de quantas vezes já pensei e até me desculpei com o famoso jargão,  “puxa, ninguém é de ferro!”.

 

De repente como um raio veio em meus pensamentos Gálatas 2:20 quando, com minhas palavras, nos diz: Mas já não sou eu quem vive, mas é Cristo quem vive em mim! E esse “viver” é inclusive na carne! Meu Deus! Não tem justificativa ou desculpa para nós que nos chamamos de Cristãos!

 

E não é só isso! Paulo em Gálatas 2 ainda ensina que não somos justificados pelas obras da lei (e eu ainda diria dos padrões considerados de “bom costume”), mas mediante a fé em Cristo Jesus!

 

Com certeza a maneira como encaramos a vida, faz toda diferença. No entanto até que ponto a lente em nossos olhos, as atitudes, os pensamentos, as decisões e tudo o mais em nossa vida tem sido as de Jesus em nós?

 

No processo de minhas reflexões um outro detalhe nas palavras de Sidney Harris me incomodou muito quando diz que “nós somos nossos próprios donos”. Eu também já pensei assim, mas há alguns anos decidi que quero ser propriedade exclusiva de Jesus!

 

Pessoalmente, tenho buscado em todo o tempo dependência no Senhor para todas as coisas e posso dizer que não é fácil, pois pedimos, mas somos confrontados todo o tempo em nossas palavras e decisões.

 

Hoje pela manhã ao conversar com Deus, fui direcionada a meditar no livro de Provérbios no capítulo 3 e alguns versículos saltaram aos meus olhos:

 

“Confia no Senhor de todo o teu coração e não estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos e ele endireitará as tuas veredas. Não seja sábio aos teus próprios olhos teme ao Senhor e aparta-te do mal. Será isto saúde para teu corpo e refrigério, para os teus ossos.” Prov. 3: 5-8

 

 

Na verdade deparei-me que não há nada de bom em mim se não for do Senhor! Deparei-me com minha fragilidade diante de tantas situações que se não fosse o Senhor dos Exércitos eu não teria tido vitória!  Na carne, nunca daremos a outra face, nunca amaremos ou perdoaremos aqueles que nos tem ofendido, desprezado, caluniado e roubado, se não estivermos de verdade em Jesus!

 

O mundo ensina e incentiva uma sabedoria firmada em princípios humanistas, que até soam bonito aos nossos ouvidos, mas Deus tem para nós a sabedoria que vem do “Seu Trono” e da Cruz em Jesus! Essa, a verdadeira sabedoria que ultrapassa toda compreensão humana e que nos diz a todo instante, ainda que sejamos “generosos”: Não somos melhores que ninguém!

 

“Eu, a Sabedoria, habito com a prudência e disponho de conhecimentos e de conselhos. O temor do Senhor consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mal caminho e a boca perversa eu os aborreço. Meu conselho é a verdadeira sabedoria, eu sou o Entendimento, minha é a fortaleza.” Prov. 8: 12-14.

 

“Por que a nossa glória é esta; o testemunho da nossa consciência, de que, com santidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria humana, mas, na graça divina, temos vivido no mundo e mais especialmente para convosco.” II Cor. 1:12.

 

 

Paulo nos fala de um testemunho firmado na fé e na sabedoria que vem de Deus! Não em padrões da lei, da boa aparência ou em nossa própria força. Nosso Deus é a própria sabedoria, a nossa força e a fé só pode vir dele mesmo. Pense: Para o mundo que sabedoria pode haver em morrer na cruz? Que poder pode ter num sangue derramado?

 

Realmente, não podemos andar movidos pelas circunstâncias! Não podemos nos render  aos padrões seculares de comportamentos. Precisamos estar sempre atentos para que nossa mente não seja doutrinada e cauterizada por mensagens, valores e princípios supostamente inofensivos ou mesmo “justificáveis”.

 

Quem é de Deus não se deixa enganar exatamente porque não é ele mais quem vive, mas é Jesus vivo naquele que passa a ser templo do Espírito Santo. É Ele em nós que nos alerta e nos ensina a lidar com todas as situações, pois está selado: “o Senhor conhece os que lhe pertencem”. II Tim 2:10.

 

Cabe a nós, a decisão de sermos não apenas filhos de Deus, mas obedientes e bons servos em toda obra do Pai. Praticaremos o bom testemunho não porque somos “bonzinhos”, mas porque o Espírito Santo habita em nós, nos ensinando e nos orientando todo o tempo.

 

Sabemos que em Jesus, podemos ser mais que vencedores porque Ele mesmo nos deu o testemunho da obediência, sabedoria, generosidade, discernimento e de transformação do mundo vencendo a própria carne, vencendo a morte! Aleluia!

 

 

“Não vos enganeis, meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança. Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fossemos como que primícias das suas criaturas.” Tg 1: 16-18.

 

 

Portanto, sejamos sábios, sim, generosos também, mas em todo o tempo no Senhor!

 

E que a lente de Jesus em nossos olhos seja sempre a maneira como vamos encarando a vida, isso, com certeza, vai fazer toda a diferença!

 

“Se, porém algum de vós necessita de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém com fé (…). Tg 1: 5-6.

 

 

 

Abração a todos!

 

No amor de Cristo Jesus!

 

 

Isabel Coimbra

Anúncios

Comentários em: "Sabedoria: um dom de Deus !" (16)

  1. oiiiiii bel , amei seu post, realmente temos que ser cristão não somente dentro da igreja , mais por onde quer que formos, aqui, eu fui no ensaio geral do DT la na lagoinha sabado passado, e vi suas filinhas lá, e voçê correndo atrás delas o tempo todo rsrsrsrsrsrsrs………………….elas são lindas, e amei a ministração suas, voçês realmente são usadas por Deus, e aqui, se puder me manda um e-mail?
    Bjão

  2. Oieee Bel…
    que texto abençoador!! Mto bom, mto bom msm. Sabe, que bom que você postou esse texto.
    Saiba que estamos sendo mto abençoadas em seu blog.
    Uma frase que vc escreveu que nos falou muito foi: “Não são os ambientes que nos transformam, e sim, nós é que transformamos os ambientes”. Que frase perfeita. Não pode ser os ambientes, ou as atitudes das pessoas que estão ao nosso redor, que tem que nos transformar, mas nós que devemos transformar cada ambiente onde passarmos. Lembramos agora daquele versiculo que o Senhor diz que devemos ser o sal e a luz deste mundo.
    Continuando..
    Pra te falar a verdade, nós estavamos pensando nisso ontem a noite, logo após o culto em nossa igreja. Pois sabemos quantas coisas tem se levantado p/ ns frustrar e nos desamparar, mas temos que ter a convicção, que o Sr é o nosso general e Ele está à frente dos nossos problemas.
    Quando vc deu as suas reflexões, e disse assim “Poxa, ninguem é de ferro”. Verdade, qtas vezes, usamos essa frase como desculpas, para nossos erros, diante disso. Quanto engano nosso. E olha como Deus é maravilhoso. Ontem mesmo no culto, nosso Apóstolo, falou mto sobre isso, em relação, principalmente, das desculpas que muitas vezes damos. E ele continuando disse: “Será que Deus irá aceitar nossas desculpas, nossos argumentos. EX: Não Deus, eu fiz isso, por causa disso…etc. “. E mtas vezes nos enganamos, pq de Deus não se zomba, como diz em sua Palavra.
    Que o Senhor, tenha misericordia das nossas vidas, e que as misericórdias dEle venham se renovar dia após dia sobre nós.
    Lembramos agora, quando vc diz lá em cima, dando o exemplo do texto de Gálatas que, não somos mais nós que vivemos, mas Cristo vive em nós. E se Ele vive mesmo em nós, devemos fazer conforme seu querer.

    Amamos muito esse texto.
    MAs, que ele não possa ser somente lido e gostado por todos, mas principalmente, possamos buscar colocá-lo em pratica em nossas vidas. Sabemos que muitas das vezes é difícil, mas que o Senhor venha nos capacitar p/ isto, pois queremos agradá-Lo.
    ..
    bjuss..Deus te abençoe, e abençoe a tua família!! 🙂 🙂

  3. Olá Isabel!!

    Meu nome é Priscila, sou de Rio Grande no RS, ministro também com danças e já venho acessando seu blog a algum tempo, mas ainda não havia deixado um comentário, mas esse texto tocou o meu coração!!! Realmente, quantas vezes permitimos que os ambientes influenciem nas nossas posturas e atitudes!?!?!?
    Peço a Deus que eu seja como o homem que comprou o jornal, que independente das situações eu seja sempre guiada pelo Espirito Santo e que minhas atitudes expressem o carater de Cristo!!!!!!!
    Sei que não é fácil, mas o primeiro passo é nosso eu escolho seguir o exemplo de Jesus!!!!

    Que Deus continue abençoando a sua vida e de sua familia, que Ele possa continuar usando esse ministério que o Senhor tem te dado que tem alcançado tantas vidas!!!
    Desejo que vcs venham a ir mais além… além de todas as expectativas!!!

    Deus abençoe!!!

  4. Querida “discipuladora à distância”, como me refiro a vc nos ultimos anos. Fui muitíssimo edificada com esse texto. Sou professora, além do ministério com danças na igreja, e hoje temo conselhos de classe, sei que vc sabe os desafios da nossa profissão e lerei esse texto para o grupo de professores que estiverem presente e darei uma cópia para minha coordenadora. Despedindo-me, quero declarar a ução triplicada sobre vc e cada um do dt, a Iana, Iara e Isa, crendo que o mover de Deus será palpável tbem aqui em Sao Paulo durante a gravação de sábado. No mais, espero que pro ano que vem de certo nosso encontro aqui pois o ano passado as datas não se encaixavam e este ano terei bebe (um milagre a ser compartilhado depois) e me dedicarei à ela, Ana Clara. Amo, amo , amo muito vc guerreira de Deus. Dulce Nunes (Comun. Evang. Redenção Plena, Ferraz de Vasconcelos – SP)

  5. Bel queriiiiiiiiida…
    Mais uma vez fui edificada pelas suas palavras, tanto que ate copiei parte dela e colei no meu msn pra ler toda hora! Deus EH tao perfeito, que sempre usa as pessoas pra ministrarem exatamente aquilo ou naquilo que estamos deficientes… Louvo a Deus por vc, pq naquelas poucas horas q passamos junto ali no Danca e Arte (Campo Grande-MS) FUI CURADA de varios traumas, q um dia terei oportunidade de te contar tudo! Lembra da minha historia da Gasolina q acabou??? rsrsrs ..pois eh, na volta tinhamos um tanque quase cheio, pra Gloria de Deus!!! Obrigada pelo dvd, tb me edificou muito!! Que O Senhor te abencoe e te guarde e continue te usando,pro louvor e Gloria dEle!! bjos Paulinha

  6. Joyce Caroline disse:

    Oi Bel!!!!

    Só pra não perder o costume, passei pra dizer que novamente Deus impactou muito o meu coração com sua mensagem.
    Não é fácil ser assim, não é fácil se entregar a Ele por inteiro. Como a Ana diz: É muito mais fácil ficar com as águas nos tornozelos, assim ficamos mais “seguros”.
    Mas sabemos que é nesse “se entregar a Ele” que realmente encontramos a nossa vida. A VIDA que só Ele pode nos dar……..a sabedoria vinda do Alto……o amor com os Olhos dEle……..

    Obrigado por se dispor a Ele

    Em Cristo,

  7. OLa Bel….

    Mas uma vez dando uma passadinha em seu blog tao abençoado que tem me edificado cada vez mais quando leio….

    Queria muito estar em Recife na proxima gravaçao do Dt.Ainda um dia estarei com vcs Diante do Trono adorando aquele q e merecedor de toda honra e gloria Jesus.

    Peço que ore pelo meu ministerio de Dança pois precisamos.Tenho um projeto pra realizar um encontro de adoradores com Danças mas pelo jeito ta sendo dificil o inimigo tem levantado pessoas pra me afrontar e derrubar esse projeto.Pois eu creio que ele veio do coraçao de Deus pra nos abençoar.Por isso peço que ore ao meu favor sobre esse projeto pois preciso muito.

    Que Deus abençoe vcs poderosamente

    Bjusssss

  8. Isabel, como fiquei feliz em achar esse seu blog!

    Te conheço apenas dos dvd’s do DT, mas sempre achei lindo a sua maneira de ministrar! A sua entrega ao Senhor durante a dança é algo cativante! Aliás, como não reparar essa mulher de Deus que dança surpreendentemente bem?!
    E através de comentários da Ana Paula no blog dela, poder ver a pessoa que você é… Muito mais que alguém que está lá porque sabe dançar, mas uma adoradora!
    E passando por aqui no blog, pela primeira vez, como foi forte pra mim ler essa mensagem! Realmente, abençoador!
    Continuarei lendo os post’s anteriores que eu ainda não tive o prazer de lê-los…
    E pode ter certeza que a partir de agora, estarei sempre por aqui deixando minha marca!
    Com certeza, sempre com um testemunho pelas palavras maravilhosas que Deus tem te dado.

    Deus a abençoe cada vez mais…

    Essa palavra tá guardada no ♥ !

    Bjooos, PAZ!

    [ Rayane Vinhas (17); RJ ]

  9. Olá Isabel…
    Seu post falou mto comigo hoje. Tenho pedido muito a Sabedoria de Deus em minha vida.
    A cada dia que passa meus olhos tem se voltado mais para a Palavra de Deus, Sua vontade e realmente posso dizer que estou vivendo coisas maravilhosas. Uma grande certeza do Poder de Deus tem se manifestado em mim, uma grande fé de que realmente Ele é o Deus do impossível.
    Porém, algumas vezes me questiono sobre o meu “querer”, sobre se os meus sonhos são os sonhos de Deus pra mim. E por isso tenho me dedicado a pedir a Sabedoria Divina, para que Ele me revele as respostas.

    Grande beijo!
    Que Deus continue se manifestando tão grandemente em você e em toda sua familia.

  10. Lorena Aires disse:

    bel,

    uma benção suas palavras…e otexto que vc mandou!sou de natal no RN e estarei em recife. intercedendo por vcs.. especificamente pela dança..
    gostaria de poder tirar algumas duvidas com vc sobre instrumentos e cores.. vc tem algum estudo sobre isso?
    se puder mandar pro meu e-mail eu agradeço. sou sua vc é minha dicipuladora a distancia.. a cada dvd,congresso, mensagem no blog, fotos, sou ministada..recebo direção econfirmações.. agradeçoa Deus por vc e sua penca de filhas.. serem umreferencial para nós!
    um abraço!
    Deus te abençoe!
    IS 61.
    IS 45.

  11. Lorena Aires disse:

    ahh esqueci de perguntar a data do congresso de dança!! por favor publiquem o mais rapido possivel! estamos em Natal e necessario um preparação mais demorada ate mesmo finaceira pra podermos chegar ai..
    não temmuitos voos e são bastante caros.. precisamos nos preparar com antecedencia!
    agradeço!
    um beijo amada!

  12. TenhO um chamado na area de dança … estou com vontade de pratica-lo.
    nao sei como funciona direito essas coisas de blogs …
    tbm nao sei escrever bunitinhO
    mais so queria um minuto de sua atençãO
    quero muitoo dançar pra Deus..
    ano sei nem como começar !!!
    ore por mim…

    ” vc só sabera q Deus é tudo quando ELE for tudo q vc tiver ”

    estou vivendo isso em minha vida!!
    perdi tudo ..
    so assim eu vi q Deus é muitoo mais q eu pensava !!!!
    e mesmo assim ele nao me abandonou quando eu deixei Ele…

    Deus me mostrou o chamado q ele tem pra mim !!! q quero pratica -lo
    preciso de sua oraçãO

    e publiquem o congresso de Dança!!!!

    q Deus abençoe esse ministerio lindo

  13. Daniel Abreu disse:

    Olá, Bel, graça e a paz!!!

    Amada, gosto muito de você e de toda sua família. Que Deus continue abençoando vocês cada vez mais.

    Sempre sou muito abençoado por cada ministração do Mudança. A dança no propósito do Senhor realmente fala. E muito!

    Quero destacar aqui a coreografia de “À Sombra do Altíssimo” no “Brasil Diante do Trono I”, simplesmente perfeita. Também de “No Teu Altar” em “Nos Braços do Pai” (Sempre que vejo fico com medo de vc escorregar naquele tecido vermelho quando vc gira varias vezes em cima dele. rsrsrsrs). E outra a de “Águas Purificadora” em “10 Anos Diante do Trono”.

    Parabens a todos vocês!!!

    Daniel Abreu.

  14. Ah Bel… que tremenda a gravação viu… a dança tava profética d+!!! As ministrações tanto pelo DT como por vcs, Tu, Isa, Iana Iara foram muito tremendas… sinceramente ao ver tudo aquilo, eu só me via Eu e o Senhor, p/ mim naum importava + nada… + nada a não ser adorar a Deus junto à vcs… foi muito impactante… espero v^-la em breve… me responde Bel, tow com mta saudade, eh tanta q nem sei se tu lembra + d mim.. rsrsrsrsrs
    xêro bem grande e carinhoso p/ todas vcs… que Deus as abençoe e use kda dia ++++

  15. Bel! É tão bom ler essas coisas, todas essas Palavras e meditações que o Senhor tem te ensinado, e que me ensinaram tanto! Tenho saudades de todos daí, nunca mais nos falamos. Que o Senhor continue a te abençoar, e saiba que ainda longe estarei orando por vc, em nome de Jesus. Espero em breve te ver, tenho novidades.
    Beijos no coração

    Paloma (Salvador-BA)

  16. olla Isabel!
    Estou acessando seu blog pela primeira vez.
    Sou nova na fe e sua msg/ falou muito comigo.
    DEUS te abencoe!

    Edilane ( Brasilia DF )

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: